Seja bem-vindo!

Total de visualizações de página

Workshop sobre o livro `Líder sem Estado-maior`, Carlos Matus

 


Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas - ANASOBR, com base na resenha do livro `O Líder sem Estado-Maior`, de Carlos Matus, apresenta o Whorkshop - Título: "Governar é Saber Aprender: Liderança Estratégica no Setor Público segundo Carlos Matus" .

Promoção:

Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas – ANASO.Br.


Ementa:

Este workshop tem como objetivo apresentar e discutir os principais conceitos do livro O Líder sem Estado-Maior, de Carlos Matus, explorando os desafios da liderança governamental no contexto brasileiro. A partir de uma análise crítica das ideias de Matus, serão abordados temas como: capacidade de governo, tipos de liderança, planejamento estratégico, tecnopolítica e superação da visão fragmentada na gestão pública. O evento também refletirá sobre a formação de lideranças públicas mais preparadas técnica e politicamente para enfrentar os problemas complexos da sociedade contemporânea.


Tópicos abordados:

Diferença entre cacique, político e estadista.

Capacidade de governar e governabilidade.

O papel do gabinete e da Unidade Técnico-Política (UTP).

Liderança tecnopolítica e interdisciplinaridade.

Planejamento estratégico situacional e gestão de crises.

Modernização do Estado e superação da visão departamentalizada.


Público-Alvo:

Estudantes e profissionais de Sociologia, Administração Pública, Ciência - - - Política e áreas afins.

Servidores públicos, gestores e lideranças políticas.

Pesquisadores e estudiosos da gestão pública.

Interessados em liderança política e inovação no setor público.


Palestrante: Ricardo Antunes de Abreu, Sociólogo DRT-MTE 1560 e Especialista em Gestão Pública (Curso especialização Prefeitura de Guaruhos ESAP e UNICAMP) e Vice Presidente da Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas - ANASO.BR (mandato 2025-2029)

Obs.: Para o melhor aproveitamento do Whorkshop, acessar e baixar os seguintes arquivos:

1 -  Resenha do livro - https://drive.google.com/file/d/1oZKx...

 2 -  Slide apresentação - https://drive.google.com/file/d/1tzTa...

DISPONÍVEL EM: 



Racismo no Esporte: Muito além do que você imagina - acadêmicos em EF pela UFS.

 


O esporte é símbolo de superação, inclusão e união. Mas... será mesmo para todos?

Neste vídeo, vamos explorar o racismo no esporte — um problema invisível para alguns, mas escancarado na rotina de milhares de atletas. Por que ainda há tantos casos de discriminação nas quadras, campos e pistas? O racismo no esporte vai muito além de xingamentos... ele está na estrutura, nas oportunidades e no silêncio.

O professor Dr. Daniel Machado da Conceição nos auxilia nessa empreitada. 

O nosso intuito com esse vídeo foi tentar levar uma reflexão sobre o racismo, especificamente o racismo no esporte.


Direção e autoria:

Maria Rute da Conceição dos Santos 

Guilherme da Conceição Freitas 

João Araújo Pinto Neto

Jonathan Luiz Silva Santos





Webinário "Como ser Jogador de Futebol no Brasil, Antes, Durante e Depois?"

 



Betão atuou como zagueiro, volante, lateral-direito e lateral-esquerdo por 21 temporadas! Também foi coordenador técnico das categorias de base do Avaí e do Fortaleza, e diretor técnico do Náutico.

📈 Atualmente, é gestor esportivo Conmebol (@conmebol) e executivo de futebol CBF Academy (@cbfacademy). Também é comentarista esportivo da TV Globo.

👉 O webinário terá a mediação de Rafael Moreno Castelanni (doutor em Psicologia Social pela USP) e Daniel Machado da Conceição (professor da SME/PMF e membro do INCT Futebol).






“IA” no pretérito imperfeito do indicativo de humanidade



Estamos vivendo um momento extraordinário da breve jornada do Homo sapiens no planeta Terra e como resultado, encaramos as consequências do que está sendo chamado de antropoceno, impactos pelas ações indiscriminadas do ser humano na natureza. Na busca pelo conforto e segurança, realizamos desenvolvimentos tecnológicos que acabam por diminuir o esforço físico e mental para realização de tarefas até mesmo simples do cotidiano. Tal fato nos deixa acomodados nas mais diversas dimensões da vida humana. 

Ambos os processos estão conectados, no segundo caso, permitem a intensificação da nossa produtividade, acelerando o processo e criando uma dependência do “trabalho não vivo”. O exemplo mais recente é a chegada da Inteligência Artificial (IA). É sabido que o impacto da chamada quinta Revolução Industrial será transformadora e duradoura, seus efeitos podem ser comparados com a revolução científica ocorrida na transição do mundo moderno para o contemporâneo. Estamos observando novos questionamentos que tensionam princípios filosóficos, dogmas religiosos e redefinem as interações sociais entre humanos e agora com não-humanos. 

Acalorados debates sobre vida e morte, inteligência e consciência, além da capacidade humana autoral, invenção e criação, estão sendo discutidos a partir de novas premissas e atributos que anteriormente nunca estiveram postos.

Surpreende observar a velocidade do desenvolvimento tecnológico e como cada vez mais suscita dúvidas sobre o que é realidade (real) e o que é trabalho não vivo (artificial). Na última semana, o lançamento de uma atualização da IA Flow(1), Veo 3 do Google, ferramenta para geração de vídeo, tensiona a linha entre o real e o artificial. A recente atualização para produção de vídeos por meio da inteligência artificial são estarrecedoras e fantásticas. 

A chamada realidade aumentada está confundindo as pessoas que assistem aos vídeos e aceitam com naturalidade, se emocionam com a expressividade dos personagens artificiais e acabam até mesmo por questionar como que determinado vídeo não é real. Estamos partindo do princípio de que a realidade está dada e duvidamos que aquilo que observamos seja algo não-real. Os incríveis avanços tecnológicos no campo da produção de imagens estão permitindo que artificial (“irreal”) seja aceito como realidade (“real”).

CONTINUE LENDO EM:

http://pensaraeducacao.com.br/ia-no-preterito-imperfeito-do-indicativo-de-humanidade/


https://www.instagram.com/p/DKcVqGvNpUz/?igsh=MXYzaGI2bHZpb2U4Nw==