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A “complexidade” na capacitação do jovem aprendiz: entre a uni e a multidimensionalidade da formação técnico-profissional metódica

 



Resumo:

O  conhecimento  empregado  nos  mais  diversos  ofícios  e  profissões  foi  institucionalizado  tendo  na escola  e  nos  cursos  profissionalizantes  os  locais  responsáveis  por  sua  transmissão.  O  interesse  do ensaio está na política voltada para inserção de jovens no mercado de trabalho, a chamada da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). O referencial teórico do Pensamento Complexo permite questionar se as orientações sobre o conteúdo formativo presente na Portaria 723/2012 podem ser consideradas multidimensionais  ou  se  continuam  a  ser  unidimensionais.  A  unidimensionalidade  emerge  como orientação técnica e econômica que caracterizam uma ação simplificadora. A multidimensionalidade vai além da amplitude dos temas abordados. Requer que todo o processo formativo passe a envolver novos elementos que permitam a exaltação da racionalidade e não da racionalização. 

Palavras-chave: Complexidade; Formação; Jovem Aprendiz; Multidimensionalidade; Unidimensionalidade.  


Palavra dos Editores:

Por fim, encerrando o dossiê, Daniel Machado da Conceição, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, nos brinda com o ensaio A “complexidade” na capacitação do jovem aprendiz: entre a uni e a multidimensionalidade da formação técnico-profissional metódica. Nas palavras do próprio autor: “O interesse do ensaio está na política voltada para inserção de jovens  no mercado de trabalho, a chamada da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000)”. Daniel Conceição argumenta, com propriedade, que o “referencial teórico do Pensamento Complexo permite questionar se as orientações sobre o conteúdo formativo presente na Portaria 723/2012 podem ser consideradas multidimensionais ou se continuam a ser unidimensionais”.


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 https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32595

https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32595/21533

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