Seja bem-vindo!

Total de visualizações de página

Aprender o ofício acadêmico: impressões etnográficas sobre espaços de formação profissional no Ensino Superior

Learn about the Examination for Japanese University Admission (EJU)
Resumo: Neste  ensaio  etnográfico  discorremos  quanto  ao  processo  complexo  de  aprendizagem  do ofício  acadêmico,  a  partir  de  uma  exemplificação  com  uma  observação  etnográfica,  em  que operou-se  o  exercício  de  estranhar  o  familiar  para  compreender  e  refletir  sobre  os  modos como  ocorrem  os  processos de  interação,  socialização  e  aprendizagem  da  profissionalidade docente  no  interior  da  instituição  acadêmica  com  suas  rotinas,  eventos,  processualidades, ritualidades  etc.,  entendendo-a  como  uma  comunidade  de  prática.  Observar  o  familiar  e refletir  sobre  nossos  próprios  processos  de  inserção  acadêmica  e  profissional  nos  permite perceber  que  há  instâncias  de  aprendizado  que  não  se  restringem  ao  espaço  da  sala  de  aula, embora  este  mesmo  se  configure  como  espaço  primordial  na  formação  docente,  e,  assim, valorizar  e  dar  importância  aos  inúmeros  eventos  e  atividades  acadêmicas  que  compõem  o cenário  formativo  dos  professores,  considerando  que  as  “trocas”  são  reconhecidas  como aprendizagem situada periférica a qualquer campo profissional.

Palavras-chave: Etnografia;  Formação  profissional;  Habitus;  Métier;  Ofício  acadêmico; Ensino.

Autores:
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado; MEZZAROBA, Cristiano. Aprender o ofício acadêmico: impressões etnográficas sobre espaços de formação profissional no Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 9, n.8, e132985555, 2020. 

CONTINUAR LENDO EM:


Aluno, Alumni, Alumnus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário.