Quero refletir a respeito da formação de professores e a necessidade dos currículos incluírem disciplinas que abordem a questão racial, uma vez que observo uma resistência ao tema em todos níveis de ensino. Recentemente, ao ler o livro Na minha pele (Objetiva, 2017), do escritor, ator e diretor Lázaro Ramos, uma passagem chamou minha atenção. Ela destaca a palavra identidade, que segundo o autor passamos a escutar com maior frequência, o que o fez ponderar que o debate racial não é uma questão dos negros, chegando, então, à conclusão de que se trata de “uma questão de qualquer cidadão brasileiro, ela diz respeito ao país, é uma questão nacional. Para crescer, o Brasil precisa potencializar seus talentos, e o preconceito é um forte empecilho para que isso aconteça” (RAMOS, 2017, p. 12).
Concordo com ele, o preconceito é um empecilho que institui barreiras que separam os sujeitos e as oportunidades. Uma das barreiras está relacionada ao constrangimento que impede a inclusão do tema e de conversas sobre ele em sala de aula. Afinal, temos tanto a falar sobre a estrutura escolar, seus espaços, processos, documentos, metodologias, abordagem, conteúdos, avaliações internas e externas etc. Realmente, não sobra tempo!
Mas, acontece que os números da desigualdade racial no país são alarmantes e, infelizmente, refletem parte do que a população negra vivencia em seu cotidiano. Um dos dispositivos para propor rupturas ou a mínima garantia dos direitos está na legislação, isto é, na criação de leis. As leis significam passos importantes na busca por transformação, entretanto, também atestam nossa falha civilizatória que exige uma legislação para nos lembrar o que não queremos ver, Lei 7.716/1989 – crime de racismo; Lei 9.459/1997 – crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional; Lei 10.639/2003 – estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; Lei 11.645/2008 – obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena; Lei 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial; e, Lei 12.711/2012 – regulamentação das ações afirmativas em universidades e institutos federais.
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