Seja bem-vindo!

Total de visualizações de página

O uso dos equipamentos e o papel do operador

 


Por Daniel Machado da Conceição


O texto faz parte do conteúdo de capacitação profissional de jovens aprendizes, tema Uso e cuidado com os equipamentos.

A estrutura de nossas empresas estão atualmente pensadas para que os equipamentos possibilitem e tenham um melhor desempenho. Porém, algumas vezes as normas não são respeitadas e sempre pequenas adaptações são realizadas. Isto pode ser observado em locais nos quais equipamentos acabam sendo instalados sem seguir as normas técnicas específicas ou sem a estrutura adequada para seu funcionamento. Tal fato ocorre por falta de fiação (comprimento dos cabos), distância para fontes de energia elétrica e locais pouco ventilados provocam aquecimentos de componentes eletrônicos. Devemos estar atentos para ambientes com temperaturas excessivas, com excesso de pó ou de umidade, principalmente, a umidade decorrente da proximidade com o mar. Gambiarras não devem ser toleradas. Muitas causas de acidentes no ambiente de trabalho são provenientes de adaptações em equipamentos ou o uso inadequado para determinada atividade. Pequenas correções e ajustes nas adequações seguindo as normas de instalação e manutenção podem prolongar a vida útil de máquinas e equipamentos.

Devemos sempre ter cuidado com a energia elétrica. Fios desencapados devem ser rapidamente sinalizados para que as correções sejam providenciadas. Interruptores e tomadas também devem funcionar adequadamente sem o chamado “mau contato”. O desgaste de peças pode provocar curto-circuito ou sobrecarga de energia nos equipamentos levando-os a queima de fusíveis, peças elétricas e/ou circuitos internos. Em locais onde a rede elétrica sofre com quedas ou variações de tensão, mesmo que mínimas, devem ser utilizados filtros de linha que evitam a queima do equipamento principal. Assim, como o uso de estabilizadores que como o próprio nome indica, estabilizam as variações/alternâncias elétricas proporcionando maior segurança para os equipamentos conectados a ele. Uma terceira forma de proteção e de extrema segurança é o nobreak. Esse equipamento garante não só a proteção quanto a estabilidade da rede elétrica como também serve de bateria permitindo a continuidade das operações mesmo com a queda de energia. O nobreak, que literalmente podemos traduzir para a expressão “não pára” ou “sem intervalo” é garantia que o sistema não perca as informações com uma queda repentina de energia elétrica. O que pode gerar transtornos para os clientes e mesmo para você como colaborador responsável pelo atendimento que, infelizmente, foi interrompido subitamente.

Tenha cuidado no momento da limpeza para não utilizar panos encharcados com água, álcool ou outro produto de limpeza. Lembre-se de utilizar panos úmidos, com objetivo de limpar a parte externa dos equipamentos, sem comprometer peças ou componentes que podem ter uma oxidação acelerada em razão de líquido no seu interior (mesmo que ele evapore em seguida).

Não esqueça, “ninguém nasceu sabendo”. Hoje já virou um bordão ou chavão popular e essa verdade simples é muito importante e pode evitar que você realize algum procedimento equivocado com os equipamentos. Se não sabe como proceder, pergunte! Pedir ajuda não é nada ruim. Os sábios pedem ajuda, pois são humildes o suficiente para buscar conhecimento ou informações, portanto, sede sábios! Cuidar dos equipamentos e instrumentos no ambiente de trabalho é parte de nossas atribuições como colaboradores. Precisamos ter consciência que os equipamentos auxiliam nosso trabalho, agilizam, proporcionam proteção e segurança.

Conhecer os equipamentos e seu funcionamento evita inconvenientes. Receber treinamento é uma obrigação da empresa, mas nosso papel de colaboradores comprometidos é o de não se contentar apenas com instruções orais. Precisamos aprender o pleno funcionamento dos instrumentos para reduzir o tempo perdido em tarefas ou procedimentos desnecessários. Identifique se existem sinais de mau funcionamento, mau contato de componentes, fiação aparente e desencapada. Além disso, organize os materiais que serão necessários para estar ao seu alcance sem atrapalhar o desenrolar das atividades. Mantenha o local limpo e conserve os equipamentos para que sua vida útil atinja o esperado.

Não esqueça de aprender sempre. Lembre-se que a tecnologia se renova ou inova com grande facilidade e os novos equipamentos são menores e cada vez mais sensíveis. Assim, aprenda a trabalhar com cuidado, pois parte do seu reconhecimento profissional está pautado na sua responsabilidade e cuidado sobre o que está nas suas mãos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário.