Seja bem-vindo!

Total de visualizações de página

Reflexões de um “positivado” (Texto em parceria com Roberto Carlos Garcia da Silva)

 


Vivemos em um mundo com muitos perigos, alguns são visíveis, permitindo planejar estratégias para ficar em segurança e outros sempre estiveram próximos, embora, sem o auxílio de instrumentos especiais nunca poderíamos perceber. Nos últimos meses, um perigo invisível se faz presente em nossas vidas. O vírus da COVID-19, mais um entre muitos, assolou a humanidade independente de sua condição social, econômica, cultural, física e sanitária.

Profissionais de diversas áreas tiveram que enfrentar o vírus de maneira direta ou indireta no combate a disseminação do vírus, muitos até mesmo perderam sua condição de trabalho e renda. Algumas atividades laborais precisaram continuar, outras se transformaram e, infelizmente, inúmeras até irão se extinguir. Neste cenário a reflexão sobre o eu interior devia ter se tornado o principal esforço para a melhoria da situação. Perdas aconteceram e ainda acontecerão com maior ou menor intensidade, sejam elas econômicas, educacionais, profissionais, familiares e de vidas, a pergunta que devemos fazer é: o que aprendemos com tudo isso?

Não temos a resposta, pois a subjetividade de cada indivíduo permite ou não refletir sobre seu momento. Os aprendizados são múltiplos e o momento de cada um, seu amadurecimento, difere de maneira distinta uns dos outros. No entanto, podemos descrever sobre a nossa experiência como “positivados”. Um de nós vivenciou a experiência de ser positivado com o vírus da COVID-19, enfrentando a ‘montanha-russa’ dos sintomas e do estado de quarentena, já o outro positivado com a necessidade de continuar esperançoso com o ensimesmamento que pode permitir transformação pessoal e social. Faremos o relato do positivado com COVID-19 para refletir sobre o positivado com esperança.

Nos dias que se seguem, todo o cuidado é pouco, em vários momentos que estava ensimesmado, descobrindo que meu desejo mais importante é viver, questionei o que vem depois da vida?

Sim, que luxo ter esse momento para repensar o propósito da vida, tentei em projetos pessoais encontrar a felicidade, em muitas coisas supérfluas sem saber nada sobre a vida. Agora, positivado por um vírus que pode ser mortal, pondero sobre o tempo que gastei, que não usei ou que nem sei, pois, nunca me preocupei em aproveitar.

Como o tempo passou e eu nem mesmo sou capaz de lembrar? O que conquistei? Que legado deixei, se deixei algum? Estar positivado nesse caso, foi estar vivo, pois, confrontei minha existência em instantes de lamentos e de lamúrias as escuras solitário entre paredes de um quarto. Um momento sozinho, em que poucos souberam ou se dignificaram a escutar. Agora, posso dizer que durante todos os dias da minha jornada sempre busquei por algo que eu imaginava precisar ou necessitar para viver.

Diferentemente dessa situação de positivado, ensimesmado, a minha procura foi reconhecer o sentido da vida e da minha própria existência. Confesso que somente durante essas horas e dias, passei a perceber ter empenhado minha rotina em correr atrás de coisas quem já não fazem mais diferença.

Estou entendo o verdadeiro sentido da palavra vida, ela tem apenas quatro letras, uma palavra cheia de significado. Lamento ver que muitos estão perdendo ela de forma banal e abrupta, outros nem percebem ela se esvair.

Estar positivado transformou meu desejo de ser melhor, almejo mudanças gerais e que elevem meu padrão. Uma coisa posso dizer: já não sou mais quem eu era, estou deixando de ser quem eu pensei que fui um dia, e sou sincero, se é que fui algo um dia. Que grande reflexão, só cheguei a ela ao confrontar minha existência.

Hoje, após passar por essa experiência pessoal e íntima, reflito sobre certas ações em minha trajetória e concordo com vários poetas anônimos que dizem ser a vida uma caixinha de surpresas. Embora, todos os desafios que nos são impostos, hoje posso dizer que precisamos viver. Esse é o verdadeiro ideal, aprender sobre o que realmente nos é necessário.

Definir a vida sempre é muito arriscado, mas o medo de errar é viver, por isso incentivo a todos. Viva Intensamente Dedicando Amor. A experiência terrena é curta, não podemos demorar em aprender que precisamos viver ela para encontrar nosso propósito”.

Essa experiência contada em primeiro plano, sobre o momento de reflexão ao confrontar a existência pessoal também nos permitiu pensar sobre estar positivado com o desejo de transformação. Uma crença interior que destaca a compreensão da vida como um descobrir sobre si mesmo. O princípio é perceber que estamos vivos somente quando nos fragmentamos, nos dividimos e nos separamos em pequenas partes doando nosso tempo e talentos aos outros. Nesse momento espalhamos ou disseminamos nosso amor pelos outros, como o polem que precisa se dissipar para encontrar outras flores e assim permitir a perpetuação dos frutos.

Pessoas individualistas que não vivenciam experiências coletivas, são como flores que se fecham em si mesmas, após a passagem de sua beleza e cheiro agradável, nada resta e são esquecidas. Que sejamos flores que desabrocham para aprender receber e dividir aquilo que temos de melhor para produzir frutos que marcarão nosso legado, pois serão frutos que deixarão muitas sementes.


Roberto Carlos Garcia da Silva

Graduando em Enfermagem e Técnico em Enfermagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário.