Por Jorge Jr. - Florianópolis
De ofensas na várzea a traumas na base, levantamento do Núcleo de Dados analisou mais de 3 mil súmulas e mapeou 26 casos de racismo e injúria racial no futebol catarinense desde 2021.
(...)
Sociólogo e pesquisador sobre o tema na UFSC, Daniel Machado da Conceição traz a importância que o esporte tem para a população e como ele pode auxiliar no ataque aos casos de racismo.
“O esporte, de maneira geral, é um grande professor na sociedade. Ele é um veículo ideológico da modernidade, ele transmite valores. Agora, se nós aprendermos também com esse esporte a sermos racistas, porque ele era assim desigual e racial. Esse mesmo esporte tem potencial transformador. Ele pode mudar e trazer sim maior igualdade”.
(...)
"Ele dói, ele deixa marcas por toda uma vida, mas não é do futebol, não é algo exclusivo do futebol, e isso nós precisamos entender. Ele está na sociedade brasileira presente, é uma marca muito forte, estigmatizando a população negra, e colocando ela em um outro lugar, outro espaço”, destaca Daniel Machado Conceição.
(...)
DISPONÍVEL EM: https://ndmais.com.br/futebol/casos-de-racismo-no-futebol-de-sc-mostram-a-importancia-da-conscientizacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão pelo comentário.