Seja bem-vindo!

Total de visualizações de página

O educar que se repele: um estudo sobre escolarização e profissionalização futebolística em Florianópolis.

Porta Chuteira tema Futebol(Tamanho 27x16x12) no Elo7 | Bolsas Ronadany (D01EE6)

Resumo: O esporte, durante o século XIX, é admitido ao processo de escolarização como sinônimo de educação. Seu propósito é favorecer a formação dos jovens. Observamos que durante os séculos XIX e XX há um movimento de aproximação entre a escola e o esporte. Mediante o processo de racionalização e de fragmentação do conhecimento, cada vez mais essas duas esferas se consolidam como independentes. O artigo convida a refletir sobre a relação entre a escolarização e a profissionalização esportiva, na medida em que uma pode interferir na outra. A pesquisa tem como foco o olhar dos gestores de uma escola pública estadual no município de Florianópolis. Escola que mantém parceria com um clube de futebol profissional e atende 56 estudantes-atletas. A pesquisa permite entender como ocorre a intermediação entre a escola e o clube quanto à escolarização e ao aprendizado do estudante-atleta. Para coleta dos dados foram realizadas visitas às instituições envolvidas e análise do conteúdo das entrevistas a dois profissionais gestores da escola e a um profissional do clube de futebol. A proposta é discutir como duas instituições que professam a profissionalização se relacionam na formação do estudante-atleta. Escolarização e formação esportiva, opostos que se amparavam em prol de um bem maior, agora como polos iguais se repelem, ou melhor, repelem a educação. Essa hipótese no trabalho pode ser identificada na estrutura de mercado em que as instituições estão inseridas. No entanto, junto aos profissionais que atuam com o estudante-atleta, a essência de uma educação plena parece permanecer como objetivo central.

Palavras-chave: Escolarização; Profissionalização; Futebol; Estudante-atleta; Formação.


Autor:

Da Conceição, Daniel Machado. O educar que se repele: um estudo sobre escolarização e profissionalização futebolística em Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Licenciatura (graduação), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Graduação em Ciências Sociais. - Florianópolis, SC, 2013.


CONTINUAR LENDO EM: 

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/105114/TCL%20DA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20_vers%c3%a3o%20LIMPA%20270713_.pdf?sequence=1&isAllowed=y


Escolinha+de+Futebol+em+Diadema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário.